quinta-feira, 18 de outubro de 2012

E aí, vai uma gorjetinha?


Quem nunca recebeu a conta do restaurante ou do bar com 10% destinado ao serviço? Essa cobrança é a velha gorjetinha, que deveria ser entregue ao garçom.
Bem, essa semana parei para pensar sobre o assunto. Será que sou obrigada a pagar por um serviço que muitas vezes é péssimo?
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza), o cliente não é obrigado a pagar nada a mais do que o seu consumo. “O valor do serviço cobrado pelos estabelecimentos é opcional. É uma cortesia que o cliente fica à vontade de dar ou não para o garçom. O cliente é quem decide”, afirma o órgão.

Então fica a dica para quem se sentir lesado diante da cobrança: peça para o gerente emitir outra nota fiscal com o valor corrigido. Quando você achar que o garçom mereceu o serviço, aposte em uma agrado e dê de preferência diretamente para ele, pois nem sempre o valor cobrado na nota é destinado para tal fim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário