terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A fatura atrasou. O que devo fazer?


Mensalmente diversas cobranças chegam às casas dos brasileiros.Muitas, no entanto, já chegam vencidas. "É muito estressante. Pagamos juros e ainda precisamos imprimir outro boleto", reclamou a estudante Priscila Barros.

Em casos como este, o consumidor não tem muito o que fazer, já que o atraso não pode ser uma desculpa para não fazer o pagamento.
De acordo com o secretário do Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, o consumidor tem a obrigação de pagar a sua fatura, nem que seja utilizando outros meios. "A empresa precisa fornecer alternativas para o cliente. Como pagamento online, a possibilidade de tirar a segunda via e até débito. Da mesma forma o consumidor precisa saber das suas obrigações e pagar o que deve. É um acordo. Se a empresa não disponibilizar vias de pagamento, aí sem o consumidor pode reclamar e exigir a isenção de juros e encargos", explicou.

Então fiquem atentos e busquem organizar as suas contas. Se a data de vencimento estiver próxima, não espera pela fatura, busque outra alternativa para efetuar o pagamento. Assim você evita juros e a inclusão do seu nome no SPC ou Serasa. É importante entrar em contato com a empresa e explicar a situação. Muitas vezes eles checam a rota e o problema pode ser resolvido.

Para manter os seus pagamentos em dia, procure seguir as dicas abaixo:
- Se a fatura não chegar com cinco dias antes do vencimento, ligue para a empresa e solicite outro boleto.
- As formas alternativas de pagamento podem ser via débito em conta, internet, código de barras, por telefone ou Débito Direto Autorizado.
-A empresa também deve garantir ao consumidor o direto de retirar a segunda via nas lojas físicas, sem cobrar a mais por isso.
- Colocar todas as faturas em um mesmo dia pode ser uma alternativa para evitar o esquecimento.

2 comentários:

  1. Sentindo falta das atualizações, parte não! Estamos inclusive divulgando vocês em nosso blog www.pastor7.com

    ResponderExcluir